quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Projeto Curupira"


O Projeto Curupira é uma metodologia que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-a a compreensão do universo sócio-cultural. Este projeto foi criado (como forma) para conscientizar os alunos da APAE de Cachoeira de Minas e envolvê-los na valorização do meio ambiente que vem sendo degradado.Procurando criar um mini-viveiro de mudas que vise a inserção social através das atividades de Educação Ambiental. O Projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de Educação Ambiental com os alunos excepcionais; tendo como prioridade o contato e a interação com a natureza e a terra, conhecendo todas as etapas da produção de mudas e, para isso, uma grande ferramenta para realização dessas atividades é a criação do viveiro de mudas.

O Projeto divide- se em três etapas: 1 Interação com os alunos da APAE; 2 Exploração do meio-ambiente através de teatros, excursões e outros; 3 Criação de um mini-viveiro de mudas para terapia ocupacional com os alunos.

Interação com os alunos da APAE A princípio a interação foi feita com os professores, incentivando a implantação do projeto dentro da APAE. Em seguida foi realizado um treinamento para a implantação do mesmo, o treinamento na cidade de Itutinga – MG em um viveiro de grande porte, possibilitou que alunos e professores conhecessem e realmente se interessassem pela implantação do projeto. Para a participação direta dos alunos com o projeto, foi realizado um concurso chamado “Lápis de Ouro”, que teve como tema o meio-ambiente.Entre as categorias do concurso haviam produções de pequenos textos e frases, cartazes e desenhos.

Exploração do meio-ambiente A exploração do meio-ambiente ocorreu através de peças teatrais e excursões com alunos, com o objetivo de conscientizar as crianças e interagi-las com a natureza.

Criação de um mini-viveiro de mudas Até o momento em que se encontra o “Curupira” conclui-se que as crianças participantes do projeto estão desenvolvendo a consciência crítica e respeito pelo meio ambiente, oportunizando a interação dos alunos e familiares quanto a questão da nossa sobrevivência e do nosso planeta.

(Texto de Thaís A. Costa da Silva)

2 comentários: